Divulgação Científica – Alternativas para a Democratização da Ciência

einstein7stSuponho que a alegria do divulgador é maior que a do mestre, que ensina em classes formais. O divulgador exerce um magistério sem classe.

José Reis 

 

A divulgação científica caminha sob uma linha muito tênue entre a popularização da ciência e sua vulgarização. A atividade de divulgação cientifica não deve ser encarada apenas como uma curiosidade dentro dos currículos acadêmicos. A ciência deve ser trazida para a vida das pessoas por intermédio das escolas e o ensino científico deve ser apaixonado, instigante, relacionado ao cotidiano.

 Em uma entrevista ao Educacional, Marcelo Gleiser comenta que a Ciência [muitas vezes] é ensinada de uma maneira tão chata que é um milagre as pessoas desejarem ser cientistas […] As aulas são totalmente desligadas da História da Ciência, que é extremamente interessante. Falta inserir a Ciência no contexto da história das idéias, mostrar que ela é parte da cultura da humanidade, do processo cultural em que é criada, não só como um conjunto de fórmulas. É necessário que o ensino cientifico passe uma visão de ciência como algo construído historicamente e em constante evolução, diferentemente da visão usual que muitos livros didáticos passam da ciência como algo já terminado, já concluído e sobre o qual não resta nada a fazer.

     Além disso, é importante sempre reforçar que a ciência é algo que não se desvincula do resto do mundo, ou seja, a ciência não é isenta de valores, pois têm implicações éticas, políticas, culturais, econômicas e sociais.

      Desse modo, ser professor e divulgador de ciência, além de um projeto pessoal, torna-se, de certo modo, um projeto político. Em uma sociedade democrática, instituições, programas de pesquisa e sugestões têm, portanto, de estar sujeitos ao controle publico. Mas para que haja essa participação é preciso uma sociedade educada. A ciência deve ser ensinada como uma concepção entre muitas e não como o único caminho para a verdade e a realidade, e que os resultados da ciência repercutem em todos os âmbitos da existência, pois estão associados à produção de tecnologia.

     Em suma, como divulgador científico, a missão é tornar a ciência parte integral da bagagem intelectual do cidadão moderno, atuante no processo democrático. 

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: