Biblioteca » O que é evolução?

O que é evolução?

O que é evolução?

Lançado em 2001 nos EUA, O que é a Evolução consolidou-se imediatamente como uma das obras de referência do conceito mais importante da biologia. Escrito pelo alemão Ernst Mayr, o maior evolucionista do século 20, o livro é destinado a leigos e especialistas interessados em um dos temas mais profundos, abrangentes e fascinantes da ciência desde o século 19, com Charles Darwin e a Evolução das espécies (1859).

Com ênfase especial nas explicações dos fenômenos e processos evolutivos, o darwinista Ernst Mayr conduz os seus leitores a uma viagem no tempo para elucidar o que não pode ser contestado: a evolução é um fato. Muito mais do que apenas uma ideia, uma teoria ou um conceito, a evolução é o nome de um processo que ocorre na natureza e sua existência é demonstrada por inúmeras evidências que ninguém foi capaz de refutar.

Representante da geração de biólogos que formulou a Moderna Síntese Evolucionista, teoria que reúne a seleção natural de Darwin e Alfred Russel Wallace com a genética e a ecologia, Mayr confronta as teses criacionistas com argumentos que provam, didaticamente, que o mundo de seres vivos evoluiu de maneira gradual, por meio de processos naturais, a partir dos organismos mais simples para os mais complexos. Avançando sobre as teorias darwinistas, Mayr decifra, com habilidade, os intrigantes enigmas do evolucionismo contemporâneo.

Para tornar o assunto ainda mais acessível e interessante ao público em geral, o evolucionista alemão, morto aos 100 anos, em 2005, evita a abordagem científica que dedica espaço excessivo a aspectos especializados da evolução, como detalhes relacionados à genética ou à moderna biologia molecular. Em forma de perguntas e respostas, ao longo de mais de 300 páginas, Ernst Mayr ensina que o paradigma darwiniano é importante não apenas para explicar a evolução biológica, mas para compreender o mundo como um todo e o homem em particular.

A história da humanidade merece um capítulo à parte na obra-prima de Mayr. Trazendo à tona novas ideias, como uma teoria para a origem dos comportamentos altruístas, o mais fiel discípulo de Darwin apresenta com muita propriedade a evolução dos humanos e seus precursores, que surgiram como apenas mais um grupo de macacos. Com o senso crítico que lhe é peculiar, Ernst Mayr adverte que a espécie humana foi bem-sucedida, embora ainda não tenha completado a transição da postura quadrúpede para a bípede em todas as suas estruturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: